Projeto UCA - Um Computador por Aluno
Meu nome é Walder Antonio Teixeira, professor de Física no Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Trabalho como Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional do Guará no Distrito Federal.
Estou fazendo a formação no Projeto UCA, através do ambiente e-proinfo do MEC. A necessidade dessa formação se faz porque nosso Núcleo de Tecnologia será responsável pela formação do Projeto UCA a partir de 2013.
Considero, tanto o Projeto UCA, como o Projeto UTA (Um Tablet por Aluno - Ensino Médio), de suma importância para a inclusão digital dos nossos alunos. Mas não só a inclusão digital dos alunos como a inclusão digital dos professores também, que ao fazerem a formação, tem acesso a novos recursos tecnológicos para usar dentro e fora do ambiente escolar.
Para aqueles que já possuem acesso, ou melhor, já estão incluídos no mundo digital, o Projeto UCA apresenta, assim como o Proinfo, um novo ambiente. Este ambiente é o ambiente do software livre, um novo mundo que muitos nem sabiam que existia. O mundo do software livre é muito rico e abre novas possibilidades profissionais tanto para os professores como para os alunos.
Também, as ferramentas em que os professores passam a ter acesso com a formação, como Blogs, redes sociais, etc, facilitam o seu trabalho e incorporam novos meios de se comunicar com seus alunos e o ambiente escolar.
Criei este Blog, não só para atender às exigências da formação do Projeto UCA, como também para divulgar a Ciência e formação de Ciências tanto para professores como alunos do Ensino Fundamental, como para professores e alunos do Ensino Médio nas áreas de Física, Química e Biologia. Minha preocupação não é só como a inclusão digital, mas principalmente um problema chamado "analfabetismo científico" causado pela ausência de aulas práticas na área das disciplinas científicas.
Espero que este Blog seja útil a você, professor, e também a você, aluno!
Para mais informações sobre o Projeto UCA clique aqui
Para mais informações sobre o Projeto UCA clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário